sábado, 17 de outubro de 2009

SEGUROS DE SAÚDE - Qual a diferença entre o co-pagamento e a franquia ?

Conceitos-chave para compreender a sua Apólice.

Compreender os conceitos associados aos seguros de saúde é essencial para analisar correctamente a oferta. Eis um pequeno Glossário :
  • Hospitalização e Cirurgia
  • Ambulatório
  • Co-Pagamento
  • Franquia
  • Comparticipação

Hospitalização e Cirurgia
Trata-se da cobertura que paga despesas de elevado valor, como cirurgias. Inclui a diária do estabelecimento, aluguer da sala de operações, honorários médicos, exames, material utilizado e tratamentos. Se o seguro de saúde tiver a cobertura de parto incluída, o limite de capital reservado para o parto é subtraído ao limite de capital de que dispõe na cobertura de hospitalização e cirurgia.

Ambulatório
Inclui o capital que será utilizado em consultas de clínica geral, especialidade (excepto estomatologia) ao domicílio, de urgência, em Portugal ou no estrangeiro. Paga ainda pequenas cirurgias sem internamento, inclusive honorários do cirurgião e anestesia, material e aluguer da sala. Nalguns casos, cobre o transporte em ambulância. Além das despesas particulares, exclui : consultas de psiquiatria ou psicologia, exames de rotina, fisioterapia, excepto se resultar de um acidente coberto pelo seguro, tratamentos de infertilidade, inseminação artificial, obesidade ou não convencionais (como, por exemplo, acupunctura e homeopatia ), hemodiálise, termas e doenças profissionais.

Co-Pagamento
São as quantias que ficam sempre a cargo do segurado. Por exemplo, se o co-pagamento de uma consulta for de 10 euros e a comparticipação da seguradora for de 70% , significa que o segurado pagará os 10 euros de co-pagamento e 30% do restante do valor da consulta. É utilizado o termo co-pagamento quando se trata da modalidade de assistência, ou seja, quando o cliente utiliza a rede de prestadores.

Franquia
É precisamente o mesmo que o co-pagamento e, na larga maioria dos casos, até o valor é igual. Utiliza-se o termo de franquia na modalidade de reembolso, ou seja, quando o cliente recorre a serviços fora da rede de prestadores.

Comparticipação
Trata-se do valor que fica a cargo da seguradora. Geralmente, dentro da rede a comparticipação é de 100%, após o co-pagamento. Já fora da rede, varia entre os 35% e os 60%, nos casos analisados, após o pagamento da franquia.

Veja também Conselhos para escolher um Seguro de Saúde.
Siga-nos no Twitter

1 comentário: